O Brasil é o maior país da América Latina e o quinto maior do mundo. Com tamanha extensão territorial, é natural que existam milhares de cidades espalhadas pelos seus 26 estados, além do Distrito Federal. Neste contexto, muitos municípios são pequenos, com populações relativamente reduzidas.
Para quem busca empreender, cidades pequenas oferecem excelentes oportunidades. Ao contrário das grandes metrópoles, onde a concorrência é impiedosa, municípios menores acabam desassistidos em muitas áreas, o que pode ser aproveitado pelos empreendedores.
Mesmo assim, é preciso ponderar algumas questões. Nesse texto, vamos abordar o que é preciso considerar ao abrir uma empresa e apresentar algumas ideias de negócios para cidades pequenas. Inspire-se!
O que é preciso considerar ao abrir um negócio em cidade pequena?
Antes de qualquer coisa, o primeiro elemento a ser considerado, ao pesquisar sobre ideias de negócios para cidades pequenas, envolve as especificidades do município. Nichos que são rentáveis em um determinado lugar, podem não ter demanda em outro. O estudo de viabilidade é um passo essencial.
Como exemplo, existem os municípios conhecidos como “cidade universitária”, cuja maior parte da população é composta por estudantes de uma instituição de ensino. Para estes lugares, barzinhos e opções de lazer noturno são excelentes ideias de negócios.
Além disso, é interessante mencionar que mesmo cidades pequenas podem ter negócios concorrentes. Ao contrário das grandes metrópoles, nos municípios com poucos habitantes, a população tem uma conexão maior. Com isso, empresas já existentes ganham vantagem.
Por fim, você deve colocar na ponta do lápis todos os gastos associados com a abertura de um negócio em cidade pequena, já que alguns podem ser um pouco altos quando falamos sobre a entrega de produtos e/ou matérias-primas para que a empresa abra as portas. Isso vai refletir no preço final para o consumidor.
5 ideias de negócios para cidades pequenas
Levando em conta o que falamos no tópico anterior, o que não faltam são tipos de negócios interessantes para cidades pequenas. A partir disso, vamos focar naqueles com um potencial mais abrangente, independentemente da região do Brasil onde você está.
1 – Mercadinho
É redutivo colocar a alimentação como um espaço único para os negócios, levando em conta a grande variedade de empresas. Mesmo quando pegamos algo como pequenos mercados, diferentes produtos (e, em alguns casos, serviços) podem ser disponibilizados aos clientes.
De toda forma, os mercadinhos são uma aposta segura quando falamos em ideias de negócios para cidades pequenas, especialmente se você puder oferecer algo que não é contemplado por outros comércios. Um diferencial simples pode ser o suficiente para que a empresa ganhe destaque.
2 – Salão de beleza
A autoestima compõe uma parte importante da experiência humana. Em diferentes níveis, cada um gosta de sentir-se bem do ponto de vista estético. É aí que entram os salões de beleza, com serviços que variam de corte de cabelo, manicure e hidratação, entre outras opções.
E engana-se quem pensa que o aspecto promissor desse mercado está exclusivamente reservado aos salões de beleza focados nas mulheres. As barbearias, cuja experiência e serviços são voltados para os homens, são boas opções quando o assunto são ideias de negócios para cidades pequenas.
3 – Brechó
De acordo com dados publicados pela plataforma online do Sebrae, o Brasil conta com mais de 100 mil brechós, entre aqueles das grandes cidades e os localizados em pequenos municípios. Entre o apelo desse tipo de negócio está o baixo custo para quem os busca.
Quando ponderamos que parte das cidades pequenas do Brasil estão entre aquelas cujos habitantes têm um poder de compra reduzido, os brechós surgem como uma alternativa perfeita, entregando uma demanda muito necessária, com boas perspectivas de crescimento.
4 – Oficina mecânica
Se exploramos o mercado de manutenção de veículos, oficinas mecânicas são protagonistas. A frota de carros no Brasil já ultrapassa os 100 milhões, o que significa que boa parte dos carros são encontrados em municípios pequenos. É fácil, então, deduzir que há demanda.
Além disso, existe o fato de que oficinas mecânicas podem existir em variados tamanhos, desde espaços com um único profissional até aqueles que contam com diversos colaboradores. Isso significa que ideias de negócios para cidades pequenas dessa natureza são flexíveis e com baixos riscos.
5 – Aviário
Para fechar a lista, é interessante mencionarmos um nicho de negócios que só vem aumentando: aqueles envolvendo pets! Por diferentes motivos, os brasileiros estão cada vez mais adotando animais, entre cachorros, gatos, pássaros, peixes e pequenos roedores.
Com o aumento da adoção de animais, vem também um aumento de demanda por produtos e serviços para atender os filhos peludos. Neste caso, algumas ideias de negócios para cidades pequenas são os aviários, que comercializam rações e produtos para o cuidado com pets.
As populações de cidades pequenas buscam (e, mais do que isso, necessitam) de uma série de produtos e serviços, assim como municípios de qualquer outro tamanho. Dessa forma, cabe aos negócios entregar o seu melhor, esforçando-se para satisfazer clientes e crescer.
Aqui no site É Sertão, temos diversas outras informações para ajudá-lo a alcançar o sucesso em seu negócio: veja dicas para elevar as vendas da sua empresa.