Depois do Natal, é difícil pensar em uma data comemorativa com maior foco em comidas do que na Páscoa. Sua origem remete a diversos povos antigos, mas está associada comercialmente aos ovos de chocolates e outros produtos relacionados.
A data comercial aparece como uma alternativa muito valiosa para micro e pequenas empresas que atuam em setores da alimentação, principalmente com derivados do cacau. E como vender mais na Páscoa e se destacar no meio de tantas ofertas? É preciso ter um diferencial.
Aliás, se você investir em um bom estudo de viabilidade, poderá encontrar várias fraquezas de seus concorrentes e oportunidades de negócio. Já pensou nisso? Continue sua leitura e veja algumas estratégias para aumentar a demanda nesta época do ano.
Veja como vender mais na Páscoa
Chocolate e coelhos são as primeiras coisas que lembramos quando pensamos na Páscoa. Esses símbolos estão diretamente relacionados com as decorações e compras durante a data comemorativa. Como usá-los para aumentar o faturamento? É isso que você vai descobrir.
1 – Esteja bem preparado para a data
A preparação é a primeira etapa para impulsionar as vendas durante a Páscoa. De nada adianta ter uma demanda considerável, se você não for capaz de supri-la. Para que isso não aconteça, é preciso que exista organização do estoque e das atividades de uma empresa.
Por isso, a primeira dica de como vender mais na Páscoa é preparar o ambiente para o público, um dos passos mais importantes. Isso inclui “entrar no clima” e considerar o ambiente do negócio, seja ele físico ou virtual. Antes mesmo da data, é preciso já estar com a mão na massa!
2 – Ofereça bons preços e promoções
Não é porque um feriado importante chegou que as vendas automaticamente irão disparar. Mesmo em datas comemorativas, clientes consideram os valores do que estão adquirindo, com promoções e ofertas sendo ainda mais importantes aqui do que no restante do ano.
Fazer promoções exclusivas e temáticas, catalogar ofertas, oferecer brindes especiais relacionados à data e montar kits e combos de Páscoa são estratégias interessantes para suprir a demanda de maneira positiva. Esta dica serve tanto para a empresa quanto para os consumidores.
3 – Faça uma campanha de divulgação
Mais do que alternativas de como vender mais na Páscoa, as datas comemorativas são importantes para o marketing de um negócio. Esta é uma época em que os consumidores gastam mais tempo conhecendo empresas, a fim de fazerem compras para o feriado, o que aponta necessidade de divulgação.
É imperativo que sejam realizadas boas ações de marketing, com o objetivo de promover a loja. Devem ser divulgadas as promoções sugeridas no item anterior, seguindo campanhas temáticas de Páscoa. É preciso que os empreendedores não tenham medo de investir aqui.
4 – Entregue um bom atendimento
Não importa o quanto se investe e lucre durante datas comemorativas, um bom produto, serviço e atendimento continuam sendo os elementos mais importantes de um negócio. Vender mais na Páscoa, então, significa garantir que o que se está oferecendo aos clientes tem qualidade.
Para além de produtos bem produzidos ou serviços bem realizados, o atendimento ao cliente deve ser o melhor possível. Se a experiência for positiva, além de funcionar como uma ferramenta de como vender mais na Páscoa, você vai fidelizar os consumidores e ter novos pedidos durante todo o ano.
5 – Saiba como utilizar o espaço digital
Boa parte das vendas em datas comemorativas acontece no meio digital, o que não é diferente com a Páscoa. Considerando essa realidade, é vital que gestores deem a devida importância ao espaço online e o utilizem adequadamente em toda a sua potencialidade.
Isso inclui vender pela internet, aceitar diversas formas de pagamento, ter um bom serviço de entrega, utilizar a automação dos atendimentos, usar as redes sociais para gerar engajamento e especialmente incentivar a troca de feedbacks e reviews de consumidores. Explore todas as oportunidades!
6 – Compreenda as tendências e a concorrência
Cada comemoração é diferente da anterior. Embora o feriado em si seja o mesmo, associado com as mesmas iconografias já populares, as nuances específicas de cada ano não devem ser ignoradas. Tendências se modificam e devem ser consideradas, se o objetivo é aprender como vender mais na Páscoa.
Além disso, é preciso estar “de olho” nos concorrentes. Isso não significa copiar estratégias de outras empresas, mas estar atualizado com as novidades, sempre acompanhando os passos de negócios similares e compreendendo novos hábitos de consumo na Páscoa.
7 – Explore mercados não-contemplados
Que a Páscoa é o feriado dos chocolates não existe qualquer dúvida, certo? Bom, mais ou menos. Embora os chocolates sejam a atração principal, eles podem não ser unanimidade. Algumas pessoas possuem alergias ou simplesmente não gostam destes doces.
Na maioria das vezes, esses públicos acabam sendo ignorados pelos negócios, o que é uma oportunidade interessante para as empresas que pensam fora da caixinha. Explorar esses nichos de mercado, apostando na customização e no diferente, é um jeito de vender mais.
8 – Entenda quais erros não cometer
Se existem atitudes que impulsionam os negócios nas datas comemorativas, como falamos até aqui nas dicas de como vender mais na Páscoa, é natural concluir que o inverso também é verdade. Algumas atitudes afastam consumidores e podem levar ao prejuízo financeiro, mesmo durante uma época tão fértil para as vendas.
Não estar preparado adequadamente para o feriado, oferecer produtos ou serviços ruins e por preços não condizentes com o mercado, ignorar a divulgação e o espaço digital e não estar sintonizado com as tendências são atitudes que devem ser evitadas pelas empresas. Ciente disso, esteja atento a estes detalhes e surpreenda seus clientes de forma positiva.
Você acabou de ver algumas estratégias eficientes para vender mais na Páscoa. Aqui no site É Sertão, sempre apresentamos conteúdos diversos para ajudá-lo a alcançar o sucesso em seu negócio e melhorar os resultados na Black Friday e aumentar o faturamento.