A Black Friday acontece em novembro e, com ela, milhares de oportunidades de negócio surgem para o seu comércio! E, embora ela aconteça na quarta sexta-feira do mês, os preparativos já começam muito tempo antes.
Para você que busca alternativas de como vender mais na Black Friday e faturar bem neste fim de ano, temos boas notícias. Leia o conteúdo abaixo para melhorar os seus resultados.
Considerado um dos períodos mais esperados para o comércio, a Black Friday foi criada nos Estados Unidos. A data segue o Dia de Ação de Graças e é conhecida pelos descontos inacreditáveis em diversos itens, tanto em lojas físicas quanto no ambiente virtual.
Ainda que haja preços baixos nas mercadorias, as possibilidades de ganho são reais pelo volume de vendas, sem falar na oportunidade de captar novos clientes para compras ao longo do ano. Para isso, é preciso que todo o trabalho seja bem feito.
Veja também: Ideias criativas para aumentar as vendas
Como vender mais na Black Friday? Dicas infalíveis para o seu negócio
Esta é a sua primeira BF? Tenha muito cuidado no planejamento, na negociação com fornecedores e com a divulgação. Se a ação já é comum em sua empresa, os resultados do ano passado servem de base para organizar o evento deste ano. Veja algumas dicas!
Seu comércio precisa estar preparado para a demanda
Antes de mais nada, você precisa entender o que é a Black Friday. Não o conceito, mas o que ela representa em termos de demanda! Muito mais clientes do que o normal buscará o seu negócio para conseguir descontos e sua empresa precisa se preparar para isso.
Deste modo, ao buscar dicas de como vender mais na Black Friday, verifique como está o abastecimento do seu estoque para se certificar que será possível atender de forma satisfatória. Ademais, qualifique sua mão de obra e, também, otimize o fluxo de entrega.
Planeje sua campanha de vendas
A verdade é que esta dica de como vender mais na Black Friday já deveria ter sido colocada em prática há uns meses. Organize as ideias de como será a sua estratégia comercial, incluindo:
- qual é o público-alvo?;
- que produtos colocará à venda?;
- quanto dará de desconto?;
- quais serão as formas de pagamento?;
- quais são as ferramentas de divulgação?;
- como serão as entregas?.
Com planejamento adequado, ficará mais fácil colocar tudo em prática e correr menos riscos durante o período de vendas.
Pratique o upsell
Você sabe o que é upsell? Trata-se da estratégia de melhorar o ticket médio, oferecendo um novo produto ou serviço após a compra. Por exemplo, com o anúncio de um celular que estará na promoção, sugira acessórios, como fones de ouvido e carregadores mais potentes.
Contudo, veja bem: isso não é venda casada, mas apenas a sugestão de compra de novos produtos. Lembre-se de que venda casada é uma prática ilegal, hein?
Faça divulgação online
Sem dúvidas, uma das alternativas de como vender mais na Black Friday é investir na presença digital. Posicione sua marca na internet com site e redes sociais bem geridas, anunciando suas ofertas e, claro, interagindo com o público.
Entre as estratégias, faça bons vídeos, anúncios pagos (como Google, Facebook e Instagram0 e postagens interessantes nas suas redes sociais.
Selecione bem os produtos
Quem busca alternativas de como vender mais na Black Friday deve apostar em produtos desejados pelo consumidor ao longo do ano, mas que não foram comprados antes pelo preço. Sabe aquele celular que a pessoa namora o ano todo e sempre diz “vou esperar uma promoção para comprar”? Então, é nesse tipo de oferta que você deve se concentrar.
Cuidado com o erro que muitos comerciantes cometem de aproveitar a data comercial para “desencalhar” aquele produto do estoque. Fidelize o cliente pelo encanto de ter seu sonho realizado.
Ofereça descontos reais
Você, com certeza, já deve ter ouvido alguém falar que a Black Friday é o período no qual o comerciante aumenta o preço do produto para dar um desconto “fake”. Infelizmente, essa prática existe, mas não por todos os negociantes.
Então, seja um dos que oferecem descontos reais para que seu cliente tenha a certeza de, de fato, estar comprando algo mais barato do que o normal. Em outras palavras, respeite o seu consumidor.
Facilite as formas de pagamento
Além dos descontos, uma dica de como vender mais na Black Friday envolve a disponibilidade de diversas formas de pagamento para viabilizar a compra. Facilite o fechamento do pedido.
Ainda que não sejam formas exclusivas para a Black Friday, anuncie-as junto às ofertas (desde que possa cumprir com elas sem prejudicar o seu negócio). Deste modo, seu cliente não sai frustrado por não poder comprar aquele produto.
Acompanhe a sua concorrência
Tão importante quanto saber como vender mais na Black Friday é acompanhar as estratégias da sua concorrência. Você pode tanto aprender com os erros deles quanto com ideias que podem funcionar.
E aí, já anotou todas as estratégias sugeridas? Antecipe-se, planeje e organize suas ferramentas de venda para que a data não só seja rentável, mas seja também útil para o aumento da sua carteira de clientes.
E, sobretudo, monitore seu desempenho para, ao final da campanha, avaliar seus resultados e indicar aquilo que pode melhorar. Tudo serve de aprendizado!
Você acabou de ver algumas estratégias eficientes para vender mais na Black Friday. Aqui no site É Sertão, sempre apresentamos conteúdos diversos para ajudá-lo a alcançar o sucesso em seu negócio:
Dicas sobre vendas
Dicas sobre como empreender