A época mais festiva do ano traz excelentes oportunidades para empresas de diversos portes e segmentos. Embora seja um período em que, naturalmente, os negócios aumentam, não significa que eles venham de mão beijada.
Logo, é necessário aplicar algumas estratégias de como vender mais no Natal para alcançar os objetivos e aumentar os pedidos durante o fim de ano.
O Natal é um período em que, naturalmente, temos vantagens para o volume de vendas, graças às festividades em família e amigos, viagens, entre outros fatores. Além disso, tem o décimo terceiro salário que eleva o volume de dinheiro em circulação.
Contudo, muitos empresários chegam despreparados ou acreditam que já empregaram todos os seus esforços de venda ao longo do ano. Por isso, para elevar seus resultados, é importante movimentar toda a equipe de vendas, além de investir em divulgação e monitoramento de resultados. Entenda melhor abaixo!
Descubra como vender mais no Natal
Faça um planejamento com muita antecedência, escolha seus melhores produtos, trabalhe a decoração do ambiente e a divulgação. Para completar, ofereça um excelente treinamento para seu time. Abaixo, vamos detalhar as principais ações para elevar suas vendas nesta época do ano.
Deixe sua equipe de vendas preparada
Você quer saber como vender mais no Natal, certo? Isso significa que, possivelmente, atenderá mais gente. Sem dúvidas, a sua equipe deve estar preparada para esse aumento de demanda. E isso envolve:
- agilidade no atendimento;
- cordialidade;
- eficiência.
Isso vale tanto para lojas físicas quanto virtuais. Ah, e prepare também um serviço de suporte, pois certamente precisará resolver pendências ou tirar dúvidas de compras.
Prepare o estoque
Se você vai vender mais, precisa ter estoque suficiente para isso, né? Então, faça a projeção real do que irá ofertar e abasteça sua loja para não ter problema.
Da mesma forma, tenha um serviço de logística e entrega eficiente para não haver reclamações sobre demora em receber o produto.
Prepare a divulgação com antecedência
Já viu aquelas propagandas cujos slogans são algo do tipo “o Papai Noel chegou mais cedo”? Pode até parecer exagero, mas não é não! Isso se chama campanha antecipada e você deve fazer algo do tipo no seu negócio.
Se tem um site, crie uma landing page natalina com ofertas e serviços que serão disponibilizados. Aposte nos e-mails festivos disparados para o cliente, mas não faça algo maçante. Pelo contrário, elabore algo afetivo que faça a pessoa se lembrar de seu negócio.
Além de se preparar com antecedência, esta dica de como vender mais no Natal reforça a necessidade de investir em marketing digital, tanto em redes sociais quanto em anúncios pagos.
Ofereça produtos e serviços diferenciados
Neste período do ano, é interessante entregar experiências de vendas para o cliente. Por exemplo, um bônus especial, um produto que seja exclusivo para esta época ou condições imperdíveis.
Crie condições vantajosas de pagamento
Ao pesquisar sobre como vender mais no Natal, aproveite esta época do ano para testar novas formas de pagamento, caso isso seja viável para o seu negócio. Um parcelamento maior, parcerias com operadoras, Pix parcelado, descontos para quitação à vista… Aquilo que funcionar, você pode incorporar e deixar em definitivo.
Aproveite os gatilhos mentais
O Natal já é um período em que as pessoas estão mais afetuosas e sensíveis a mensagens. Aproveite o momento para disparar os gatilhos mentais relacionados ao tema.
Trabalhe pontos como a escassez do produto no fim de ano, um serviço indispensável para as festas em família ou aquele carro que precisa comprar. Mostre ao cliente que ele necessita aquilo que você está vendendo. Desperte emoções!
Ofereça desejos no lugar de produtos
Esta dica de como vender mais no Natal está diretamente associada à anterior. Vamos exemplificar para ficar mais claro? Qual das frases abaixo te incentiva mais a comprar?
- carro 0km a condições imperdíveis;
- carro econômico que vai te tirar do transporte público e levar onde precisar com muito mais conforto e agilidade. Sem falar naquele cheirinho de novo.
E aí? A segunda, com certeza, não é? E por que é mais efetiva? Por vender o desejo da pessoa em sair do ônibus, chegar mais rápido onde quer e testar o famoso cheiro de carro novo.
Em outras palavras, você não está apenas oferecendo um produto, mas um desejo de compra. Mais uma vez, desperta o gatilho mental.
Faça mídia segmentada
Mesmo que você tenha vários clientes e produtos, ninguém compra tudo de forma padronizada, certo? Isso acontece porque cada público tem um perfil e sua empresa precisa entender isso.
Então, uma das formas de como vender mais no Natal é segmentar a sua mídia conforme o público-alvo. Ou seja, divulgar o produto certo para quem realmente compraria aquilo. Não adianta nada fazer propaganda de roupas infantis para quem não tem filhos, certo?
Cuide do design
Seja no site ou na loja física, é Natal! Então, prepare o design do seu negócio com elementos temáticos para dar a impressão de adentrar no clima e completar a experiência de venda em um período festivo.
Aposte no pós-venda
A pessoa não deixa de ser seu cliente quando fecha uma compra. Pelo contrário, é preciso acompanhar sua jornada até o fim. Isso se chama pós-venda e o cuidado para identificar a satisfação do consumidor não só aumenta as chances de vendas mais no Natal, como em todo o ano.
São muitas as estratégias de como vender mais no Natal, como se pode ver. Porém, o foco deve ser na eficiência do atendimento ao cliente, sempre de forma personalizada.
Aqui no site É Sertão, sempre apresentamos conteúdos diversos para ajudá-lo a alcançar o sucesso em seu negócio, melhorar os resultados na Black Friday e aumentar o faturamento.