Conecte-se conosco

Empreender

O que é estudo de viabilidade? Reduza os riscos!

Ao iniciar um negócio, você precisa fazer uma série de avaliações. Seu produto/ serviço é relevante para qual público? Quem são os concorrentes? Qual é o …

Publicado

em

O que é estudo de viabilidade? Reduza os riscos!

Para você que se pergunta o que é estudo de viabilidade e qual é a sua importância para os negócios, nós temos boas notícias. Primeiro, vamos explicar o seu funcionamento. Em seguida, mostraremos os benefícios deste tipo de avaliação.

Sem um bom estudo de mercado, identificando público-alvo, demanda, concorrentes e outras informações, você correrá o risco de iniciar um negócio que falhará em pouco tempo.

É essencial saber se a empresa tem potencial, se tem capital e público. É isso que esse estudo vai mostrar. Ficou interessando? Então continue lendo e saiba como ele é feito e quais suas principais vantagens. Vamos lá?!

Leia também: Ideias de negócios para cidades pequenas

Entenda o que é estudo de viabilidade de projeto

O objetivo básico de um negócio é o lucro (como você já deve saber). Por isso, é preciso que ele seja bem planejado e estruturado para que tenha um bom resultado.

Pensando nisso, uma das etapas importantes antes de iniciar a empresa é justamente entender o que é estudo de viabilidade e depois fazer o seu. Com ele, é possível saber o potencial de lucro do negócio e os seus riscos. Para ele, são considerados três grupos básicos de informações: demanda e viabilidades econômicas e técnicas.

Ou seja, a análise começa por entender o público potencial do negócio. Há demanda para o que a empresa vai oferecer? Quem são os concorrentes? Será possível competir com eles e atrair público?

No passo seguinte, serão consideradas as informações econômicas. Por exemplo, quanto será necessário para montar o negócio e também manter sua operação, pagar funcionários, fornecedores, etc. A previsão de lucro estipulada deve cobrir os gastos e garantir uma margem de retorno para o bolso do empresário.

Por último, há a viabilidade técnica. As informações dizem respeito aos recursos para executar os serviços e produzir as entregas do negócio. Ou seja, vão avaliar se é mesmo possível colocar em prática o planejado para a empresa.

Conheça o software ideal para farmacêuticos> Intellitools.

Como é feito o estudo de viabilidade?

Após entender o que é estudo de viabilidade e considerar as informações econômicas, de viabilidade e de demanda, você está pronto para fazer o seu.

Neste caso, é preciso detalhar cada informação, determinando os dados com mais precisão. No caso da análise econômica, por exemplo, deve-se fazer a projeção de custos, investimentos e de receitas.

Depois de todos os dados coletados e desenvolvidos, será hora de analisar todos os indicadores. No fim dessa avaliação, os pontos fortes do negócio devem se mostrar maiores do que as dificuldades previstas. Assim, você terá maior segurança de que ele terá bons resultados.

Vale dizer que as informações serão apenas previsões. Logo, as coisas poderão acontecer de modo diferente na prática. Porém, o importante é executar tudo dentro do planejado.

Se a avaliação não tiver uma boa resposta, será hora de pensar novamente na empresa. Pode ser que, mudando o modo de fazer, por exemplo, os custos fiquem mais baixos e a receita maior.

Vantagens do estudo de viabilidade empresarial

Agora que você já compreendeu o que é estudo de viabilidade e como fazê-lo, é hora de falar dos seus benefícios.

A primeira vantagem de fazer o estudo é entender se o negócio tem real potencial de sucesso. Porque abrir uma empresa sem entender seu mercado e sem planejamento aumenta a probabilidade de cometer mais erros.

Além disso, a análise de todo o plano ajuda a definir estratégias mais cuidadosas. Se você souber, por exemplo, que tem grandes concorrentes, poderá pensar, logo de cara, em estratégias para atrair seu novo consumidor. Pode ser com descontos, promoções, um evento de inauguração ou outra ação de marketing.

O estudo de viabilidade ajuda a poupar tempo e dinheiro. Algumas razões são: as ações do negócio podem ser pensadas previamente e há menor chance de tomar decisões ruins.

Ao mesmo tempo, é possível prever o retorno do negócio. Então, como empresário, você saberá com que dinheiro pode contar ao longo do mês.

Também vale dizer que o estudo de viabilidade facilita no momento de conseguir um empréstimo no banco, caso precise de dinheiro para abrir seu negócio. Os bancos costumam solicitar todo esse planejamento para saber se terá como pagar pelo crédito.

Quem faz estudo de viabilidade?

Ao pesquisar informações sobre o que é estudo de viabilidade, saiba que quem deve produzi-lo é o próprio empresário. Ou então, é possível contratar alguém que faça essa análise por você.

Um contador, por exemplo, pode ajudar. Também existem empresas especializadas na prestação desse tipo de serviço.

No caso de você decidir por abrir uma franquia, a franqueadora já terá esse estudo de viabilidade pronto. Então, a execução do negócio será mais simples. Basta seguir as orientações da marca.

Para que serve o estudo de viabilidade?

O objetivo de um estudo de viabilidade é dar mais segurança ao negócio que está sendo planejado. Por meio dessa análise, fica mais simples perceber se a empresa tem real potencial de sucesso.

Sabendo de tudo isso e o que é estudo de viabilidade, você terá mais facilidade para colocar seu negócio em prática, não é mesmo?

Aqui no site É Sertão, temos diversas outras informações para ajudá-lo a alcançar o sucesso em seu negócio: veja dicas para elevar as vendas da sua empresa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

DESTAQUES