De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, publicada pela plataforma do Governo Federal, 90% dos lares brasileiros têm acesso à internet. Esses números são altos até mesmo na zona rural, onde o percentual é de 74,7%.
Não existe qualquer dúvida de que a internet é um campo fértil para os negócios, mas a perspectiva de quem trabalha com e-commerce varia entre aqueles que observam obstáculos e os que percebem oportunidades e buscam ideias criativas para aumentar as vendas. Para este segundo grupo, o objetivo é ser criativo.
Dos negócios pequenos até os maiores, toda empresa precisa estar presente no âmbito online, seja com um site próprio ou páginas nas principais redes sociais. Esses espaços permitem a proximidade com o público-alvo, entre clientes ativos e consumidores em potencial.
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9 ideias criativas para aumentar as vendas
Diante do cenário apresentado nos parágrafos introdutórios, empresas de todos os portes devem saber aproveitar as oportunidades oferecidas pela internet. Abaixo, apresentamos nove ideias criativas que irão garantir o aumento das vendas no âmbito online.
1 – Faça promoções
Algumas ideias de aumento de vendas utilizadas por negócios físicos também podem ser úteis para a internet. Esse é o caso das promoções, uma das maneiras mais simples e eficazes de alavancar os resultados, trazendo benefícios para as empresas e para os clientes.
2 – Desenvolva conteúdos relevantes para as redes sociais
As redes sociais são sinônimo de internet. O Instagram, uma das três plataformas mais acessadas pelos brasileiros, conta com 113,5 milhões de contas no país. Isso significa que as empresas devem participar desse espaço, levando conteúdos até os clientes.
O que é preciso reforçar nestas ideias criativas para aumentar as vendas é o fato de que os conteúdos publicados nas redes sociais devem ser relevantes para o público-alvo. De nada adianta, por exemplo, postar notícias e informações sobre o Enem em uma página voltada a produtos para artesanato.
3 – Entregue produtos e serviços de qualidade
Essa dica pode parecer óbvia, mas a sua importância é maior do que todas as outras, de modo que merece ser reforçada: os produtos ou serviços entregues devem ter a máxima qualidade. Clientes não se importam em pagar um pouco mais por uma boa experiência.
4 – Priorize a exclusividade
É difícil encontrar algum espaço do mercado que não tenha competidores, especialmente quando consideramos os mais diversos nichos abrangidos pelos marketplaces das grandes empresas. Entre as ideias criativas para aumentar as vendas está a possibilidade de fazer algo diferente e exclusivo, que não seja oferecido pelos concorrentes.
O que exatamente é essa “exclusividade” depende de cada negócio. Coisas simples como brindes relevantes e complementares ao produto ou serviço oferecido podem ser a diferença entre conquistar um cliente ou perdê-lo. O importante é manter a competitividade em mente.
Neste sentido, o estudo de viabilidade faz toda a diferença. Entenda melhor!
5 – Invista em influenciadores digitais
Uma boa parte de quem utiliza as redes sociais já foi atrás de um produto ou serviço utilizado e recomendado por algum influenciador digital. Desta forma, algumas ideias criativas para aumentar as vendas envolvem parcerias pontuais com estas celebridades da internet.
6 – Foque nas datas comemorativas
Não é nenhuma surpresa dizer que datas comemorativas apresentam aumentos consideráveis de vendas nos mais diferentes mercados, mas cada nicho possui uma conexão maior (ou menor) com um determinado dia. Dessa forma, é preciso saber explorar a ideia.
O Dia dos Pais, por exemplo, costuma observar aumento nas vendas de produtos masculinos. A Páscoa, por outro lado, alavanca a busca por chocolates e doces. De acordo com o seu negócio, você deve pensar em estratégias que explorem melhor a sazonalidade.
7 – Mantenha um atendimento personalizado
Cada vez mais, o que clientes buscam é um atendimento pessoal, onde interagem com humanos que fornecem serviços ou vendem produtos do seu interesse. Dessa forma, uma ideia criativa para aumentar as vendas é entregar algo especificamente destinado a cada consumidor.
8 – Realize “lives”
As “lives” são transmissões de vivo realizadas em plataformas como o Instagram ou o Facebook. Elas são algo recorrente entre influenciadores digitais e celebridades de outros espaços, permitindo que o público fique mais próximo de alguém que acompanha e gosta.
Empresas também podem se beneficiar desse tipo de contato com clientes, fazendo lives em ocasiões especiais. Entre as ideias criativas para aumentar as vendas, você pode realizar sorteios (sobre os quais vamos falar no item abaixo). Eles são uma excelente oportunidade para melhorar o interesse pela marca.
9 – Promova sorteios
Assim como as promoções, os sorteios são outro recurso usado pelos negócios offline que pode ser replicado na internet. Uma estratégia muito utilizada é promover distribuição de produtos ou serviços para consumidores que curtam ou compartilhem postagens da marca.
A verdade é que cada uma dessas ideias criativas para aumentar as vendas rende um texto por si só, o que deixa claro que o que não faltam são oportunidades para melhorar os negócios. Nas mãos de gestores antenados com as tendências, as redes sociais e os espaços online são grandes aliados.
Aqui no site É Sertão, temos diversas outras informações para ajudá-lo a alcançar o sucesso em seu negócio: veja dicas para elevar as vendas da sua empresa.