Conecte-se conosco

Empreender

Como abrir um negócio com pouco dinheiro? Veja algumas dicas valiosas!

Iniciar um empreendedorismo com um bom planejamento é a chave para economizar tempo e dinheiro. Logo, este é o primeiro passo da sua jornada. Em seguida …

Publicado

em

Como abrir um negócio com pouco dinheiro?

Segundo informações divulgadas pelo IBGE, a taxa de desemprego no Brasil está em 8% em 2023, o menor número da última década. Mesmo assim, esse percentual ainda é alto, quando levamos em conta as condições de trabalho encontradas por aqueles que têm emprego.

Baixas remunerações, muitas horas de trabalho e estresse nas alturas são relatos frequentes. Diante desse cenário pouco promissor, não é difícil compreender o porquê de muitas pessoas buscarem alternativas, sendo a principal delas a ideia de como abrir um negócio com pouco dinheiro para ser o próprio patrão.

O que se fala aqui é da ideia de ser um empreendedor. Embora esse caminho ofereça muitas vantagens, existe um empecilho: o investimento. Para quem está de fora, parece impossível começar sem dinheiro, mas a verdade é que existem soluções em cada uma das etapas!

Veja como abrir um negócio com pouco dinheiro

Nos parágrafos iniciais, falamos que é possível abrir um negócio com pouco dinheiro. Abaixo, selecionamos as sete principais dicas que vão te mostrar como começar a jornada do empreendedorismo mesmo com pouco investimento.

1 – Faça um bom planejamento

O primeiro passo de qualquer empreitada é o planejamento. Isso é verdade para negócios de todos os tamanhos, mas ganha importância ainda maior para aqueles que começam com um capital menor, considerando as economias disponíveis.

Dentro desta dica de como abrir um negócio com pouco dinheiro, é preciso escolher um modelo e plano de negócios adequados com a sua ideia e os valores com os quais está começando. Além disso, é recomendado pesquisar sobre o público-alvo e fazer uma análise de mercado, a fim de conhecer seus concorrentes diretos.

2 – Invista no que você sabe

Um dos principais erros cometidos por novos empreendedores é começar um negócio em um ramo sobre o qual não entendem. É possível aprender sobre qualquer mercado por meio de pesquisas e cursos, mas essa tarefa exige a utilização de recursos, como tempo e dinheiro.

Por conta disso, uma alternativa de como abrir um negócio com pouco dinheiro é investir em um setor em que já conheça e/ou possua expertise. Acima de tudo, a empreitada precisa fazer sentido. Com esses elementos, fica muito mais fácil oferecer algo inovador.

3 – Ofereça serviços ao invés de produtos

Dentre os conhecimentos básicos que todo empreendedor precisa ter, está o fato de que negócios que envolvem produtos costumam requerer um capital inicial maior do que aqueles que envolvem serviços.

No caso daqueles que começam com pouco dinheiro, a mão de obra vem do próprio empreendedor, o que conecta essa dica de como abrir um negócio com pouco dinheiro à anterior. Alguns exemplos são trabalhos freelancer de consultoria, personal trainer, aulas particulares, fotografia, texto e design.

4 – Comece pequeno

Não é incomum que a ambição de um empreendedor seja maior do que a sua realidade, o que é uma receita para o desastre. É importante, antes de começar, não querer “dar um passo maior que a perna”. A ambição é algo positivo, mas ela deve vir aliada do realismo.

Ao ler sobre como abrir um negócio com pouco dinheiro, comece aos poucos e com algo pequeno. Se possível, avalie a necessidade de obter crédito para investir, bem como a busca por parceiros.

Não se preocupe: começar pequeno não significa que o negócio será sempre pequeno. Aos poucos, você irá crescer.

5 – Compense a falta de dinheiro com muito esforço

Boa parte dos gastos associados com a abertura de um negócio vem da terceirização dos trabalhos. A abertura de um site, por exemplo, pode pedir a contratação de profissionais que lidam na área, o que é um investimento importante, mas o qual pode não caber no seu bolso.

O recomendado é que você se esforce para aprender o máximo de coisas possíveis, cortando custos durante o começo. Assim como na dica anterior, o objetivo é que, com o crescimento do negócio, possa contratar profissionais especializados e alinhar sua visão.

6 – Reinvista no negócio

Nos primeiros meses de um negócio, não é incomum que você não veja lucro. Mais do que isso, é recomendado que qualquer saldo obtido seja reinvestido na empresa. Isso permite que “burle” a falta de dinheiro, utilizando o que recebeu para crescer o empreendimento.

Além disso, é muito importante fazer uma boa gestão financeira e ter todos os gastos na ponta do lápis. Ao contrário de negócios que começam com um capital maior, qualquer valor importa e pode ser a diferença entre obter sucesso ou ver a empresa falir.

7 – Automatize tarefas

Em uma das dicas anteriores de como abrir um negócio com pouco dinheiro, falamos sobre a ideia de o próprio empreendedor assumir as tarefas que, no futuro, serão delegadas a colaboradores ou prestadores de serviço. Uma sugestão secundária, mas igualmente válida, é automatizar algumas destas atividades.

Naturalmente, nem tudo poderá ser deixado nas mãos de robôs, mas é muito possível (e até recomendado) usar a tecnologia ao seu favor. O que não faltam são inteligências artificiais gratuitas que podem tirar um peso considerável das costas de quem está iniciando.

Acima de tudo, você deve estar sempre preocupado em oferecer a melhor experiência possível para seus clientes, seja na entrega de produtos ou de serviços. A partir disso, e seguindo as dicas acima, tudo o que resta é dar o primeiro passo!

Aqui no site É Sertão, temos diversas outras informações para ajudá-lo a alcançar o sucesso em seu negócio: veja dicas para vende mais da sua empresa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

DESTAQUES